O FESTIVAL

O Festival
Concreto

Fortaleza, cidade da Arte Urbana

De 16 a 24 de Novembro

A cidade recebe a 5°edição do Festival Concreto


 

Para celebrar a arte, para comemorar a diversidade e os encontros. O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana chega em sua 5ª edição. Ação cultural importante no calendário nacional, o evento acontece de 16 a 24 de novembro, em Fortaleza, e traz novidades nesses seis anos de existência e resistência: as intervenções e demais atividades estão todas concentradas, nesse ano, no centro da cidade. É centralidade, mas é também periferia, é a Arte Urbana encontrando novos e velhos fluxos, caminhadas, trajetos, atalhos, convidando para ocupar ainda mais, para resignificar, para estar presente nesse lugar já tão presente, que é tão a nossa cara. Você tem ido ao Centro da Cidade? Pois o Festival te convida para estar, para participar, se envolver, subir trincheiras, fazer barricadas com arte e cultura, com tinta, com pintura, com intervenções, com sons, com afetos, com amor.

O Festival Concreto é o primeiro Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Nordeste e que tem destaque e reconhecimento nacional e internacional, reunindo a cultura urbana de sete países das Américas e Europa. O evento com a idealização do Narcélio Grud é gratuito e as ações acontecem de forma simultânea. A programação estará em breve disponível no site oficial do evento.

O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana é uma realização da Amplitude - Escola de Arte Urbana, Flexos Artes e Instituto Ambiente Cultural e Inclusão Social (IACIS). Conta com apoio da Oi Futuro, Goethe Institut, Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através de Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) e parceria com Viva o Centro, Instituto Iracema e Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), além de agradecimento a Oi.


Conceito

Nesses 6 anos de existência, o Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana já realizou vários fluxos e passeios por Fortaleza, outras cidades do interior do Ceará e outros países num traçado que experimenta, oferta, cria e inova - instalações, pinturas, muros, intervenções em diversos bairros: na orla, no centro, nas periferias, em todo canto, um tanto de arte, um canto que grita. O Festival já esteve presente na Praia de Iracema, nas ruas centrais, no bairro Bom Jardim, na Leste-Oeste, nos Centros de Internação, nos prédios, nas feiras... Em 2018, o evento traz o Centro da Cidade para a sua centralidade - as ações estarão todas lá. Um convite para ocupar (ainda mais), para estar onde todos estão, artes vistas e sentida por todos, quem passa no ônibus, quem vem comprar e vender, pro trabalhador, para o cidadão que flerta, o flâneur, o andarilho. O Festival de todos, para todos, de todas para todas.
 

Narcélio Grud, artista e idealizador do festival.

Parceiros

O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana não anda só, vem sempre em boa companhia, com diversas parcerias. Confiram algumas importantes:

A Casa de Cultura Alemã da UFC e o Instituto Goethe são parceiros, mais uma vez, do Festival Concreto e trazem à capital cearense conhecidos artista da cena do grafite na Alemanha. O Festival acontecerá de 16 a 24 de novembro, com oficinas, shows, exposições, palestras e diversas ações de pintura realizadas em diferentes espaços da cidade.

SPRACHE. KULTUR. DEUTSCHLAND. O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Promovendo o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional e transmitindo uma imagem abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política em nosso país. Os programas culturais e educacionais promovem o diálogo intercultural e permitem a participação cultural. Fortalecem o desenvolvimento de estruturas da sociedade civil e promovem a mobilidade global.

Com a rede de Goethe-Institute, Goethe-Zentren, centros culturais, salas de leitura e centros de línguas e exames o grupo, há mais de 60 anos, é o primeiro contato de muitas pessoas com a Alemanha. A parceria de longa data com as principais instituições e indivíduos em mais de 90 países gera uma confiança duradoura.
Saiba mais: https://www.goethe.de/ins/de/pt/index.html

Uma outra parceria importante de destacar é com a Gamma Galeria (México). Um espaço onde múltiplos ramos da arte convergem entre si para criar um diálogo em torno da estética e da teoria a partir de uma perspectiva atual.
Saiba mais: https://www.facebook.com/GammaGaleria/

Mais uma parceria, agora com a ACD - Associação Ceará Design que traz para Fortaleza, juntamente com o Festival Concreto, uma palestra com Guto Lacaz. Narcélio Grud, idealizador do Festival Concreto, compõe a diretoria da ACD.

As ações de formação contam com a realização do Festival Concreto e responsabilidade da Amplitude Escola de Arte Urbana, atividades com foco em diversas ações formativas: debates e rodas de conversa com os convidados: Guto Lacaz e Monica Nador.