Último dia de trabalho no Festival Concreto 2016

festival-concreto-2016-estupidos-na-praia-de-iracema-14991439

ESTÚPIDOS NA PRAIA DE IRACEMA
Hoje (12/11) o artista português Robert Panda instalou um dos seus “Estúpidos” na praia de Iracema. Figuras com cimento, fita-cola ou fibra de vidro, que se assemelham ao ser humano, mas de forma exagerada – pescoço longo, abdómen saliente e uma cor apelativa. São os chamados “Estúpidos”, que inicialmente tinham sido criados à semelhança da figura humana. Foi ao perceber que um artista americano tinha um trabalho idêntico, que Robert Panda optou por manter as figuras num espaço fechado durante um ano, até arranjar uma solução: deformá-las.
Em 2013, colocou o primeiro “Estúpido” na rua. Queria apenas registar o efeito visual do boneco em conjugação com o espaço. Logo após expor a figura, tinha já um casal de turistas a sentar-se ao seu lado e a pedir que lhe tirasse uma fotografia. “Não me cabia na cabeça que ao meter aquilo na rua as pessoas fossem lá mexer. Mas tu metes na rua e aquilo é de todos”, diz.
Fotos: Jean Ribeiro

 

Ilustrações, rabiscos, livros infantis… Tudo isso e mais um pouco completa o trampo do Rafael Limaverde. Vem conferir como tá ficando massa.
Hoje (12/11) a noite, a partir das 21h teremos nossa Festa – Festival Concreto: Mobiliário Urbano na Caixa D’água.