SatOne

Há uma serenidade rara na arte SatOne. Ele é um artista da Alemanha que é inspirado por muito mais do que apenas o seu entorno imediato, seguindo as muitas viagens que realizou até agora. Abstrato na natureza, sua arte é, de fato, uma expressão de sensibilidade presente em objetos, mas que pode ser “vista” apenas em um nível instintivo. A sensualidade colorida de suas obras continua a narração de exquisiteness do artista que se esconde da observação direta, sendo percebida apenas através da reflexão.
SatOne é um nome artístico de Rafael Gerlach, nascido em 1977 na Venezuela. Desde 1979, ele mora em Munique, e essas primeiras viagens pareciam anunciar que as viagens serão uma parte importante de sua vida. Uma das viagens que ele realizou no início dos anos 90 chamou a atenção do grafite. Ao viajar para o centro da cidade de Munique, ele notou paredes borradas que o atraíram a se juntar à cena de arte urbana local como SatOne. Treinado como designer gráfico, ele frequentemente viajava para destinos distantes em busca de inspiração.
Sua arte não é perturbadora de seu entorno, como muitas expressões de rua são, mas é, em vez disso, integral para eles. Seus trabalhos de estúdio, no entanto, permitem um maior grau de experimentação, tanto em estilo e técnicas que ele implanta. A partir de 2000, ele desenvolveu um estilo abstrato distinto, que começa com a figuração e objetos, mas os campos de cor que se desenvolvem a partir dele superam quaisquer referências ao mundo vivo.

Substituindo Linguagem por Sensações

Os trabalhos de SatOne nas ruas, quando comparados com os de seu estúdio, contêm certas distinções estilísticas, principalmente a incapacidade de usar técnicas de estúdio no exterior. No entanto, seu estilo, em geral, abrange os mesmos tópicos, lidando com representações impressionistas da nossa realidade. Objetos em suas obras de arte estão presentes, mas não em formas com as quais estamos familiarizados. Eles existem como impressões, como campos de cor que convidam a interpretações baseadas em valor sentimental e sensações. A atmosfera está guiando os espectadores a apreciar a essência dos objetos, em vez de sua representação realista.
A mente subconsciente e as ressonâncias que ela pode captar, parecem ser de interesse primordial para SatOne, que se distancia do privilégio da interpretação – ele abre um espectro mais amplo de significados possíveis, deixando os espectadores sentirem o mais pertinente a eles.
A abstração na arte passou por diferentes períodos experimentais ao longo dos anos, todos cobertos de explicações teóricas distintas e frequentemente complementares. Pintura em cores, expressionismo abstrato, ou pintura de ação, todos agitaram a arte em novas direções, usadas agora como guias para novas gerações de criativos. Artistas de rua, como SatOne, que mudam de paredes para estúdios, ampliam o potencial experimental desse estilo e o aproximam da sensibilidade contemporânea e também das gerações mais jovens de público de arte de rua.